Folha de batata doce e seus nutrientes

A folha da batata doce é rica em proteínas, glicídios, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C, como aponta um artigo da UNICRUZ, no Rio Grande do Sul.

Como se não bastasse a presença de duas vitaminas com importante ação antioxidante, a folha de batata-doce ainda é rica em flavonoides, que também ajudam a barrar o estresse oxidativo no organismo.

Eu já cheguei a comentar isso em outra oportunidade, mas o tal do estresse oxidativo é como uma ferrugem, que vai corroendo e alterando o funcionamento das nossas células, podendo favorecer o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e até câncer.

E além do efeito antioxidante, alguns estudos já evidenciaram sua potencial ação antimicrobiana, com amplos benefícios para a saúde bucal.

Dentre as ervas conhecidas, a folha de batata-doce seria a mais indicada para extrações dentárias, dor de dente, feridas na boca, hemorragia, abscessos, gengiva inflamada e aftas.

Por isso, não é raro encontrar essa recomendação entre práticas de medicina popular pelo Brasil.

Existe também indicação em bochechos para combater gengivites e pulpites, além de evitar a reprodução de bactérias cariogênicas.

Realizando o sonho da folha de batata-doce “própria”



Para cultivar a sua própria verdura silvestre, ou PANC, é muito fácil: tudo começa com uma simples batata-doce. Anote os passos abaixo:

1 - Escolha uma batata-doce bonita, de preferência orgânica;

2 - Mergulhe a batata-doce em um recipiente com água;

3 - A batata deve ficar metade dentro da água, metade fora;

4 - Coloque esse vidro em uma região bem iluminada da sua casa, perto de uma janela;

5 - Tente trocar a água do recipiente todo dia ou pelo menos três vezes por semana;

6 - Agora, tenha paciência: pode levar alguns dias para brotar uma raiz minúscula;

7 - Depois de algumas semanas, as folhas começarão a brotar. Então, é só retirar a muda da batata (com a raiz!) e plantar em um vaso com terra e matéria orgânica.

Você também pode manter a batata-doce como ela estava por algum tempo, desde que fazendo aquela troca da água regularmente.

Pronto: você terá ao alcance uma hortaliça nutritiva, forte e com praticamente nenhum agrotóxico, além de ser extremamente saborosa.

Um abraço,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia do estudante: 3 maneiras de como publicar seu TCC de forma rápida

Para ser feliz, segundo a ciência

Recomendações