Gastrite e Refluxo: Como tratar com a alimentação!

Carina Müller contato@carinamuller.com por amazonses.com


Hoje venho falar sobre duas doenças sobre as quais muuuuuuito me perguntam nas minhas redes sociais e nas mentorias com os meus alunos: Gastrite e Refluxo!

Você sabia que os distúrbios digestivos estão entre as queixas mais comuns das pessoas no mundo inteiro?

Pois bem.. A cada ano realizam-se mais de 10 milhões de endoscopias e procedimentos cirúrgicos envolvendo o sistema gastrointestinal! Dentre as doenças mais comuns estão a gastrite e o refluxo gastroesofágico.

A gastrite é o aumento do ácido clorídrico (HCl) do estômago, o que provoca uma inflamação na mucosa que reveste o órgão, causando sintomas de dor abdominal, azia, náuseas e até vômitos.

Já o refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, cuja mucosa não está preparada para receber substâncias ácidas. Isto ocorre pois o esfíncter esofágico, uma válvula entre o esôfago e o estômago, está parcialmente relaxada, não fechando após a passagem do alimento, o que permite esse retorno.

Os sintomas mais comuns são queimação, azia, dor torácica intensa, além de pneumonias e tosses de repetição.

Para ambas as doenças, o início do tratamento é a mudança no estilo de vida e a adoção de um padrão de alimentação saudável.

Se você tem algum destes distúrbios e quer se ver livre deste mal, tenho uma boa notícia: vou compartilhar agora 10 passos para você aplicar e acabar de vez com os distúrbios digestivos!

Anote aí:

1️⃣ Eliminar alimentos pró-alergênicos como o glúten, leites e derivados, soja e amendoim;

2️⃣ Acabar com os maus hábitos alimentares como excessos de gordura saturada, de bebida alcoólica e estimulantes (café e energético), de açúcares e carboidratos simples;

3️⃣ Diminuir ou até eliminar o uso dos prázois (sempre com a orientação de um médico);

4️⃣ Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições. O excesso de líquido ao longo da refeição, dilui o ácido clorídrico, prejudicando a digestão;

5️⃣ Parar de fumar, caso você seja fumante;

6️⃣ Ingerir alimentos antioxidantes como as frutas vermelhas, açaí e alimentos ricos em vitamina C;

7️⃣ Reduzir fatores estressantes, Meditar, Praticar atividade física e ter um sono de qualidade, ajudam a melhorar o estresse;

8️⃣ Mastigar com atenção e comer devagar;

9️⃣ Incluir em sua dieta alimentos ricos em polifenóis como as frutas, legumes e castanhas;

 Apostar em chás, como o de espinheira santa, guaçatonga, funcho, boldo e alecrim para diminuir os sintomas de azia/queimação e auxiliar na digestão;

Tenho certeza que se você seguir esses passos os seus problemas com a gastrite e o refluxo vão desaparecer!

E se você ainda tem alguma dúvida sobre Gastrite e Refluxo, te convido a assistir esta super aula na qual eu falei TUDO sobre estes distúrbios:


Espero que você tenha gostado e aproveite muito este conteúdo que eu preparei especialmente pensando nas pessoas que me acompanham por aqui e também nas minhas redes sociais.

Com carinho, Carina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia do estudante: 3 maneiras de como publicar seu TCC de forma rápida

Para ser feliz, segundo a ciência

Recomendações