A ciência mostra: 3 temperos para controlar a glicemia e nocautear o diabetes

Diversos estudos fazem coro ao que o Dr. Naif Thadeu, médico especialista em Nutrologia da Jolivi, ensina no Protocolo Contra o Diabetes, mostrando como alimentos e outras substâncias naturais entram na batalha para manter as suas taxas de açúcar controladas.

Um deles, publicado no jornal científico Molecules, aponta que o potencial antidiabetes desses temperos e especiarias comuns são o resultado da ação coletiva de diversos compostos, que regulam e restauram os processos biológicos que estão conectados ao diabetes.

Conheça-os a seguir.

1) Alecrim ( Rosmarinus officinalis)

De acordo com uma pesquisa publicada no jornal Nutrients, esta erva do Mediterrâneo — que fica uma delícia tanto em chá quanto acompanhando carnes, peixes e caldos — é recheada de substâncias chamadas polifenóis.

Seu principal objetivo é proteger a planta da ação do sol, insetos e afins. Porém, quando eles entram no corpo humano, causam efeito anti-inflamatório, anticâncer e anti-hiperglicêmico (ou seja, contra a glicemia alta).

2) Cúrcuma (Curcuma longa)

Também chamada de turmérico e açafrão da terra, essa especiaria é uma das queridinhas do Dr. Naif Thadeu no Protocolo Contra o Diabetes por diversos motivos.

Tudo isso graças à curcumina, poderosa antioxidante e anti-inflamatória De acordo com o especialista Jolivi, essa substância é associada à prevenção e tratamento de doenças que têm como mãe a inflamação, como é o caso do diabetes.

Para potencializar este efeito, ele indica misturar a especiaria com pimenta do reino — sempre em 19 partes de cúrcuma para uma parte de pimenta do reino. Use para temperar sua comida. Essa também é a misturinha que compõe o Cúrcuma Power, suplemento do Vitaminas.com.vc — conheça aqui!

3) Gengibre (Zingiber officinale)

Essa raiz tem um potencial antidiabetes tão alto porque contém uma série de proteínas — entre elas o gingerol e o shogaol — que ajudam em diversos processos na hora de combater o diabetes, ainda de acordo com o estudo publicado na revista Molecules.

Entre os mecanismos, esses bioativos atuam na chamada fosfofrutoquinase, enzima que atua na quebra do açúcar para transformá-lo em energia para o organismo funcionar. O resultado: redução da hiperglicemia.

Referências: Dr. Naif Thadeu, Protocolo Contra o Diabetes. Jolivi.
Pereira ASP, Banegas-Luna AJ, Peña-García J, Pérez-Sánchez H, Apostolides Z. Evaluation of the Anti-Diabetic Activity of Some Common Herbs and Spices: Providing New Insights with Inverse Virtual Screening. Molecules. 2019 Nov 7;24(22):4030. doi: 10.3390/molecules24224030. PMID: 31703341; PMCID: PMC6891552.
Naimi M, Vlavcheski F, Shamshoum H, Tsiani E. Rosemary Extract as a Potential Anti-Hyperglycemic Agent: Current Evidence and Future Perspectives. Nutrients. 2017 Sep 1;9(9):968. doi: 10.3390/nu9090968. PMID: 28862678; PMCID: PMC5622728.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia do estudante: 3 maneiras de como publicar seu TCC de forma rápida

Para ser feliz, segundo a ciência

Recomendações