Proposta de para o dia 16/07

- ESTRELA VERMELHA.

OBJETIVOS:

- Comemorar o primeiro time de esquerda de Tatuí;

- Marcar a posição do primeiro time de futebol fundado por trabalhadores politizados;

- Posicionar-se politicamente no exercício pleno da cidadania de seus membros conscientes da luta de classes;

- Apoiar as futuras candidaturas em 2022 de Eduardo Sallum, deputado federal; Haddad, governador; e Lula, presidente;

- As próximas candidaturas nos anos que se seguirem e que tenham representação dos trabalhadores;

- Enaltecer sempre jogadores de futebol de esquerda, alguns em memória, que não se deixaram ou se deixam capturar pela direita do Brasil;

- Escrever um manifesto.



MANIFESTO

Lema da "DEMOCRACIA CORINTIANA"

"Ganhar ou perder. mas sempre com democracia".

Time A - Dr. Sócrates

Time B - Casagrande

Homenagens - menções honrosas - Wladimir, Zenon e Juca Kfouri (responsáveis pela viabilização da ideia).

Neste dia 16 de Julho de 2022, com este manifesto esportivo - político oficializamos a posição do primeiro time de futebol de esquerda alinhado politicamente com as forças progressistas da cidade de Tatuí;

O ESTRELA VERMELHA.

A inspiração é a lembrança da Democracia Corintiana, movimento político e esportivo liderado principalmente pelos ídolos corintianos Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon.

O QUE FOI?

Este foi um período da história do clube no qual as decisões importantes eram decididas através do voto igualitário de seus membros.

Algo revolucionário para o contexto em que estava inserido.

COMO SURGIU?

Em 1982, o presidente eleito do Corinthians, Waldemar Pires, escolheu para dirigir o futebol do time o jovem sociólogo Adilson Monteiro Alves, que tinha ideias revolucionárias para a gestão do futebol, e coincidiu com a presença no elenco de jogadores politizados como Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon.

O nascimento deste movimento pode ter sido influenciado pelo fato de, em 1982, a sociedade brasileira avançar na resistência à ditadura militar em direção à democracia, com eleições para governadores, suspensas desde a instalação da ditadura em 1964.

VOCAÇÃO DO ESTRELA VERMELHA

O ESTRELA VERMELHA nasce para contestar a hipocrisia das associações e clubes de futebol que trazem em seus estatutos cláusula de neutralidade política e ideológica, o que nunca houve.

Forças reacionárias atrasadas de direita no espectro político, sob todos os pontos de vista, sempre capturam esses times sob o falso manto de neutralidade.

Acobertam a luta de classes e seus interesses distintos na nossa sociedade no campo da militância esportiva e do futebol em particular.

Tratam o futebol sob a óptica do pão e circo.

O ESTRELA VERMELHA se orgulha de nascer para contrariar essa lógica por ser constituído por cidadãos conscientes de sua origem de classe, de seus direitos e deveres de cidadãos plenos, que tem lado político ideológico, sabem e não abrem mão de suas firmes posições.

Neste ano eleitoral, no seio da luta contra um governo fascista, estará certamente engajado nas campanhas eleitorais da Coletiva Plural, a pré-candidatura a deputado estadual, Eduardo Sallum como pré-candidato a deputado federal, Fernando Haddad pré-candidato a governador, e Lula, pré-candidato a presidente da república, todos pelo Partido dos Trabalhadores, o partido que o ESTRELA VERMELHA assume como de sua preferência incondicional, neste momento, através deste manifesto.

Assinam este documento de manifestação formal, do time ESTRELA VERMELHA, todos que estiverem de acordo com seu texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia do estudante: 3 maneiras de como publicar seu TCC de forma rápida

Para ser feliz, segundo a ciência

Recomendações